Arquitectura e Monumentos.

Templo Votivo do Mar

Igreja realizada por fabuloso arquitecto porriñés Antonio Palácios entre 1932 e 1937. Alguns experientes encontram nesta obra um guiño a Gaudí. O estilo remarca o regionalismo galego com uso da pedra em bruto como fez de forma mais acusada no Monasterio das Salesas Reais de Vigo.

Tem duas grandes torres de base circular e quadrada. A grande torre de base circular a modo de faro marinheiro está coroada por quatro anjos custodios e uma rosa dos ventos. É uma obra digna de ver ao vivo.

Restos do Templo Visigótico de Panxón

Junto ao Templo Votivo do Mar encontram-se os restos de uma antiga igreja visigótica do século VII dedicada a San Pantaleón. A parte que se conserva é o arco da entrada.

Igreja de Santa María de Nigrán

Igreja Barroca do século XVIII. Tem uma torre única na fachada.

Monumento à Marinha Universal em Monte Ferro

Construído no ano 1903 na cimeira do monte Monteferro. O monumento foi desenhado pelo arquitecto vigués Manuel Gómez Román.

É um grande monolito de granito de 25 metros de altura com quatro coroas de bronze e uma escultura da Virgen do Carmen, patroa dos navegantes, com o menino Jesús.

Ponte dá Ramallosa

Ainda que chame-se-lhe ponte romana realmente é do século XIII e foi mandado construir pelo bispo de Tui. Também se lhe conhece como ponte de San Pedro Telmo.

Conserva seu aspecto medieval plenamente apesar de sua remodelagem do ano 1926. Esta ponte conserva uma tradição ou lenda: Conta a lenda que as mulheres que não podiam ter filhos pediam ao primeiro homem que passasse pela ponte que lhes vertesse água do rio sobre o ventre. Se o homem aceitava convertia-se no padrino da criatura recém nascida.