Monumentos e esculturas.

Monumento Encontro entre dois Mundos

Foi inaugurado o 1 de março de 1993 para comemorar o V Centenário da Arribada da Carabela Pinta a Baiona. É obra do escultor Magín Picallo.

Encontra-se ao pé da muralha de Monte Boi, cerca do lugar onde foi enterrado o primeiro nativo americano morrido no Velho Continente. No interior da bola encontram-se depositadas porções de terra procedentes dos diferentes países iberoamericanos.

Estátua de Martín Alonso Pinzón

Esta estátua foi doada em 1977 pela Prefeitura de Paus da Fronteira e é uma reprodução da existente em dito prefeitura.

Esta obra do escultor A. León Ortega reproduz ao capitão de pinta-a Martín Alonso Pinzón e está situada no passeio que leva seu nome.

Poço da Aguada (s.XV)

Conta a tradição que este foi o poço do qual se abasteceu de água potable a carabela dantes de retornar a Paus da Fronteira na segunda semana de Março de 1493.

Está situado no Passeio da Ribeira, bem perto de onde arribó a carabela Pinta.

Azulejo da Arribada (s. XX)

Está composto por 180 azulejos de 30 cm e representa as rotas seguidas por Martín Alonso Pinzón e Cristóbal Colón com as carabelas Pinta e Menina em seu regresso da descoberta, chegando a Baiona e Lisboa respectivamente.

Monolito à Arribada (s. XX)

Uma grande rocha de 5 metros de altura e mais de 20 toneladas mostra em sua cara frontal um relevo da carabela esculpida pelo baionés Angel Fernández Vernet. Foi inaugurado o 22 de Março de 1965 na praça Pedro de Castro.

Monumento a Alfonso IX

Este monumento está dedicado ao rei Alfonso IX, fundador, protector e bienhechor de Baiona. No pedestal estão as palavras que o monarca pronunciou no momento de libertar a villa de sua condição servil e vasallaje à que estava submetida: "Eu vos imponho o nome de Baiona"

Este magnífico monumento de bela execução é obra do escultor Juan Oliveira Vieitez tão conhecido por seus esculturas dos cavalos em Vigo. Se erigió no ano 2001 com motivo do VIII Centenário da Fundação de Baiona como Villa Real.

Virgen da Rocha

No monte Sansón, a mais de 100 metros sobre o nível do mar se erige uma estátua de 15 metros de altura talhada em pedra com a cara e mãos em mármol branco.

O interior do monumento está oco e pode-se subir até o barco que a Virgen porta em sua mão direita para contemplar umas magníficas vistas de Baiona e a Ria de Vigo.O monumento da Virgen se bendició o 14 de setembro de 1930 e foi realizada pelo arquitecto Antonio Palácios. As mãos e a cara, em mármol branco, foram obra do escultor Ángel García Díez.