Torre Eiffel .

A Torre Eiffel ou Tour Eiffel, foi diseñada pelo engenheiro francés Gustave Eiffel com ocasión da Exposición universal de 1889 em París. Se construyó em dois añvos, dois meses e cinco dias .

Construída em controvérsia com os artistas da épouca, que a vêían como um monstro de ferro, se considera o símbolo indiscutible da França e da cidade de París em particular, sendo o monumento más visitado do mundo.

Quando foi construída era o monumento más alto do mundo, com 300 metros de altura (se soma-se a antena de rádio que se encontra em seu cúspide, sua altura é de 324 metros). Quando a construíram, a torre pesava ao redor de 7.300 toneladas, conquanto hoje em día calcula-se seu peso em más de 10.000 (devido ao museu, restaurantes, armazenes e lojas que alberga). Estava previsto que a torre atingisse os 350 metros de altura, mas os vizinhos se alarmaron pela ameaça de que um edifício tão alto e construído sem mal pedras pudesse se cair, e se manifestaram, provocando uma mudança de planos. Os 24 últimos metros correspondem a uma antena de rádio que foi añadida muito después.

De acordo ao lugar oficial do monumento, para atingir a cume há que percorrer 1665 degraus.

Considera-se que, aproximadamente, a metade das uniões com as que conta a estrutura (mediante roblones) están realizadas por motivos de segurança, isto é, que a torre se mantendría em pé ainda que falhasse a metade das uniões entre suas peças. Isto garantizó desde o princípio a fiabilidad da Torre, dado que no momento de seu construcción muitos parisinos temían medo de que pudesse se cair originando uma catástrofe. Entre 1889 e o añou 2004, a Torre Eiffel recibió más de 200 milhões de visitantes provenientes de todas partes do mundo. A Torre Eiffel é o lugar más visitado do mundo.

Además, na parte superior existe um olhador, desde o qual se tem uma espectacular vista da cidade de París; e ao mesmo tempo encontra-se detalhada a distância à qual están diferentes cidades do mundo, así como seu ubicación.

A estrutura comenzó a construir-se em 1887 para que servisse como arco primeiramente à Exposición Universal, uma feira mundial organizada para comemorar o centenário da Revolución Francês. A torre se inauguró o 31 de março de 1889, e foi aberta ao público o 6 de maio desse añou.

Cerca de duzentos operários ensamblaron as 18.038 peças de ferro forjado, usando dois milhões e médio de roblones, seguindo o diseñou estrutural de Maurice Koechlin.

O engenheiro francés Gustave Eiffel presentó primeiro seu projecto de torre aos responsáveis pela Prefeitura de Barcelona, para que se construísse nesta cidade com motivo da Exposición Universal de Barcelona (1888). Mas aos responsáveis pela prefeitura barcelonés lhes pareció uma construcción extraña, e cara, que não encaixaría em a cidade. Depois da negativa do consistorio barcelonés, Eiffel presentó seu projecto aos responsáveis pela Exposición Universal de París, onde se erigiría um añou más tarde, em 1889. Éstos aceitaram construir a torre, pese a que em princípio pensaram que a tendrían que desmontar uma vez acabada a exposición. Sóo a vontade popular evitó que se derrubasse.

No primeiro déa cada do século XX, os parisinos mostraram seu descontentamento com a Torre, que llegó a tal ponto que o governo deu a ordem de sua demolición. Mas seu grande e potente antena a salvó de seu destrucción, já que recibía ondas de rádio alemãs, na Primeira Guerra Mundial, o qual sirvió de grande ajuda aos aliados.

 Más información: www.wikipedia.org