Basílica do Sagrado Coração .

A Basílica do Sacré-Cœur é um célebre edifício de París (França), situado no alto da colina Montmartre. Trata-se de uma basílica ao Sagrado Corazón de Jesús (em francés, Sacré Cœur de Jéseus). Inicialmente foi concebida como um monumento público para render homenagem à memória dos numerosos cidadãos franceses que habían perdido a vida durante a Guerra franco-prusiana e para expiar os pecados cometidos pela comuna. Foi o arquitecto Paul Abadie quem ganó o concurso para seu construcción.

A primeira pedra se colocó em 1875, e ainda que se completó em 1914, não se consagró até o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1919. A igreja foi construída com a participación directo do governo da Terça República, para celebrar así o início de um novo régemem, cujas leis constitucionais foram votadas esse mesmo añou.

Ainda que muito controvertido, é um dos monumentos más visitados de París. A basílica tem forma de cruz grega, enfeitada com quatro cúpulas: o domo central, de 80 m de altura, está tocado por uma linterna, formada por uma columnata. No ábside, uma imensa torre quadrada faz as vezes de campanario que guarda, entre outras, a Savoyarde, um sino de 3 m de deiámetro e más de 26 t de importância, oferecida por dei-aócesis de Chambéry. A cripta possui a mesma disposición que a igreja, e é uma das curiosidades da basílica.

A arquitectura da basílica inspira-se na arquitectura romana e bizantina e influyó em outros edifícios religiosos do século XX, como por exemplo a basílica de Sainte-Thérèse de Lisieux. É possível aceder à basílica tomando o funicular de Montmartre.

Más información: www.wikipedia.org