Arquitectura.

Moaña possui um valioso património cultural e conta com numerosos lugares de interesse pertencentes a diferentes momentos históricos. Dentre eles destacam, devido a suas características, os seguintes:

- Igreja de San Martiño - Dolmén e mámoa de Chan dá Arquiña - O Pazo do Rosal - Igreja de San Juan de Tirán

Outros lugares de especial interesse são a igreja de Meira, de estilo barroco, que ademais conta com uma bonita casa rectoral e um cruzeiro; os fossos funerarios do Casal, os petroglifos de Meira e os castros das Cidades em Meira, Montealegre em Domaio, Devesa do Mouro em Seara e de Remédios em Tirán.

Igreja de San Martiño

Importante monumento histórico- artístico que possui um tímpano románico do século XII, localizada em um meio de casas tradicionais, algumas delas magnificamente restauradas e conservadas.

Ainda que data do século XII, também conta com alguns elementos de épocas posteriores, já que sofreu ampliações e reformas para finais do século XVII em estilo barroco.

Para aceder a ela, se apanha a estrada Moaña- Marín (PO-313) até a Porta do Cego, onde tomar-se-á o desvio que vai a Coiro - Cangas; e uma vez nela terá que estar atento ao cruze que assinala Ou Cruceiro, entre as casas do lugar de San Martiño.

Pazo do Rosal

Mansão señorial levantada em torno de 1640, quando se estabeleceu no lugar a linhagem dos Saavedra. Está localizada em um lugar estratégico, sobre um montículo de 57 metros de altitude, cerca das Barxas e dos rios Inferno e Fraga dominando claramente o meio e fundindo com a paisagem onde predomina o granito e a vegetación.

Uma residência de carácter civil, símbolo do poderío social da classe mais privilegiada do campo galego da Época Moderna; e também um importante centro de produção agrária sobre o que giravam as relações económicas próprias do regime señorial.

Igreja San Juan de Tirán

Igreja de San Juan de Tirán: Igreja de estilo románico, possivelmente do século XIII; já que seu decoración denota uma época tardia, de transição ao gótico, que fica refletido nos arcos apontados da portada.

O mais surpreendente deste monumento é sua localização, já que está localizada sobre um alcantilado rocoso onde bate o mar. Um lugar de grande beleza com vistas à Ria de Vigo, em cujo atrio se encontra a sepultura do ilustre pontevedrés José María Castroviejo.Para aceder a ela basta com tomar a PO- 551 em direcção Moaña- Cangas e na zona de Tirán tomar o desvio que baixa para a igreja.