Parques e passeios.

Finca de "Ou Frendoal" em Aldán

Situado no coração da parroquia de Aldán, a Finca contava com estruturas arquitectónicas de grande valor artístico e monumental. Até faz pouco, o poder desfrutar destes lugares era coisa de um grupo reduzido, dado que tratava-se de uma propriedade privada. Esta condição mudou ao passar a Finca de Ou Frendoal ou _O Bosque Encantado_, a disposição da Prefeitura de Cangas, que a recuperou e acondicionó para que possa ser admirada por vizinhos e turistas.

Nos _Jardins Históricos_ podemos encontrar magníficos exemplos de robles, castaños, laureles, abedules e algumas espécies introduzidas pelos condes antigos proprietários como são as píceas.

Podemos contemplar o "Acueducto elevado de Ou Frendoal" ou Arco da Condesa. Tratava-se de uma antiga canalización de água que ia desde uma afastada mina, situada na zona mais elevada de Ou Frendoal, até o Pazo.

O actual acueducto é medieval, mas se remontamos-nos a sua origem caberia assinalar que se situa na época romana. Isto se deduze da situação de suas cañerías que desembocavam no que se presume eram as antigas pilhas da fábrica de salazón, que os romanos tinham nos baixos da actual Torre de Aldán.

Por outro lado, dentro deste meio não podemos deixar de destacar, complementos com estrutura de fábrica, que ir-nos-emos encontrando no caminho: um pequeno castelo a escala com fosa e ponte levadizo, um campo de croquet, bancos de descanso e um passeio bordeado de castaños.

Jardins do Sinal

Estes jardins encontram-se

Passeio marítimo